Fonte: Dromensis. (1 de abril de 2025). Recuperado de https://www.inaturalist.org/photos/481837498
Fonte: Dromensis. (1 de abril de 2025). Recuperado de https://www.inaturalist.org/photos/481837498

Animais
InsetosGraphosoma italicum (OFMüller, 1766)


Nome vulgar:
percevejo-do-funcho

Outros nomes:
percevejo-às-riscas-italiano

Família:
Pentatomidae

Origem e distribuição:
Esta espécie ocorre em todo o Paleártico Ocidental.

Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago

Serviço de ecossistema:
Podem atuar como polinizadores e contribuem para a manutenção das redes tróficas (Servem de presa a outros animais).

Descrição:
É uma espécie muito fácil de identificar no estado adulto, apresentando 8mm a 12mm de comprimento, possui o corpo negro com listras longitudinais vermelhas e um escudo que cobre quase todo o abdômen. As margens laterais do abdómen e a parte ventral são vermelhas e estão cobertas com pontos pretos. Esta coloração serve de aviso aos previsões, avisando que possui um sabor perturbador devido à substância presente na hemolinfa. Para além disso, possuem glândulas defensivas (responsáveis ​​pelo odor irritante) localizadas no caminho. As asas são hemiélitros (rígidas na base e membranosas na ponta). A cabeça tem uma forma triangular e possui olhos salientes posicionados lateralmente. A armadura bucal é do tipo picadora-sugadora com o estilete posicionado sob o corpo quando não é utilizado. As antenas e as patas são pretas, permitindo assim distinguir esta espécie da espécie Graphosoma lineatum , que possuem manchas vermelhas, e que até um pouco tempo se pensou ser a espécie presente em Portugal. No entanto a comparação da sequência genética confirmou que G. italicum é uma espécie válida e distinta de G. lineatum e que a distribuição de G. lineatum está limitada ao Norte da África e à Sicília enquanto o G. italicum está presente em outras partes da Europa até o Oriente Médio. As ninfas desta espécie possuem uma coloração acastanhada ou acinzentada, possuindo manchas castanho-escuras na cabeça e no início do tórax, possuindo uma mancha linear branca transversal. Os esboços alares só aparecem no quinto instar.

Habitat e ecologia:
Podem ser encontrados em diferentes habitats, incluindo florestas, campos abertos, jardins e campos agrícolas, preferindo regiões com temperaturas mais quentes com uma boa exposição solar. Podem ser encontrados nos meses mais quentes em plantas da família Apiaceae , das quais se alimentam de folhas, frutos, flores e frutos. Podem ser por isso consideradas razoáveis ​​quando se alimentam de apiáceas como cenoura, salsa, e outras culturas desta família. 
As fêmeas depositam os ovos nas plantas e os caules das plantas que se alimentam, cada postura pode conter aproximadamente 14 ovos que apresentam uma coloração esbranquiçada ou amarelada. Os ovos eclodem após uma semana e as ninfas passam por vários mudas até chegar à fase de sub-imago, que é uma forma intermediária entre a ninfa e o adulto. Finalmente, a sub-imago transforma-se em imagem (adulto) e começa a reproduzir-se, iniciando novamente o ciclo de vida. Esta espécie possui apenas uma geração por ano e quando chega o inverno os adultos costumam hibernar em plantas secas. 

Ameaças:
Não são conhecidas ameaças, mas a destruição de áreas com as plantas hospedeiras podem induzir a diminuição das suas populações.

Estatuto de ameaça:
NE- Não avaliado

Curiosidades:
O nome Italicum vêm de Itália, sítio onde esta espécie foi inicialmente descrita em 1766.