• <em>Araucaria heterophylla</em> (Salisb.) Franco
    Exemplar no campus da UA, no jardim do CIAQ
<em>Araucaria heterophylla</em> (Salisb.) Franco
<em>Araucaria heterophylla</em> (Salisb.) Franco
<em>Araucaria heterophylla</em> (Salisb.) Franco
<em>Araucaria heterophylla</em> (Salisb.) Franco

Plantas
ÁrvoresAraucaria heterophylla (Salisb.) Franco


Nome vulgar:
araucária-de-norfolk

Outros nomes:
araucária; pinheiro-de-norfolk; Norfolk island pine

Família:
Araucariaceae

Origem e distribuição:
Endémica da ilha de Norfolk, na Oceânia; introduzida noutros territórios.

Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago

Descrição:
Árvore dioica, de folhagem persistente, que pode atingir 50 m de altura. Copa piramidal, tronco direito, com casca castanho-acinzentada, que se desprende em placas finas. Ramos principais horizontais, dispostos em verticilos regulares de 4 a 7, ramos secundários horizontais e pendentes, densamente cobertos de folhas lineares, dispostas em todas as direções. Folhas simples e dimórficas: as juvenis carnudas, curvadas, pontiagudas, verde-claras, brilhantes, com 8-12 mm de comprimento; as adultas imbricadas, curvadas, ovado-triangulares, verdes, com extremidade dura, e 4-6 mm de comprimento.
Nas plantas masculinas, os cones são alongados e pendentes, com até 3-4 cm de comprimento, castanho-amarelados a castanho-avermelhados, compostos por numerosas escamas imbricadas. Nas plantas femininas, os cones são eretos, verdes, quase globosos; as pinhas maduras são castanhas, ovoides a globosas, com 10-15 cm de diâmetro, e escamas que terminam numa ponta larga triangular, recurvada para trás. Desintegram-se na maturação, libertando sementes aladas, com cerca de 1 cm por 2,5-3 cm.

Floração:
abril-junho

Frutificação:
maturação em setembro-outubro do ano seguinte

Habitat e ecologia:
No interior da ilha de Norfolk forma florestas naturais, subtropicais, juntamente com árvores angiospérmicas e fetos arbóreos. Cresce em zonas com elevado índice pluviométrico e temperaturas moderadas. Espécie de crescimento rápido.

Usos:
Cultivada frequentemente como espécie ornamental, em jardins públicos ou privados, e em zonas costeiras, pela sua tolerância aos ventos e à maresia. Exemplares jovens são comercializados como planta de interior, sendo por vezes usados como árvore de Natal. A madeira, fácil de trabalhar, é apreciada na construção civil e na marcenaria. A araucária-de-norfolk produz vários compostos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antissépticas. Comunidades indígenas da ilha de Norfolk, além do aproveitamento da madeira, colhiam também as sementes comestíveis.

Observações:
Existem muitos exemplares de porte excecional em Portugal. Esta espécie foi trazida para a Europa pelo capitão britânico James Cook, após a sua segunda viagem pelo Pacífico Sul. O nome do género, Araucaria, deriva de Arauco, região no Chile onde foi descoberta a primeira espécie deste género, Araucaria araucana (araucária-do-chile). O restritivo específico, heterophylla, tem origem no grego, e significa “diferentes folhas”, fazendo alusão às diferenças entre as folhas jovens e as adultas numa mesma planta.