• Folhas
    Folhas
Folhas
Folhas
Folhas
Folhas

Plantas
ÁrvoresCedrus atlantica (Endl.) Manetti ex Carrière


Nome vulgar:
cedro-do-atlas

Outros nomes:
cedro; cedro-do-atlas-de-folhas-azuis (cultivar ‘Glauca’); Atlas cedar

Família:
Pinaceae

Origem e distribuição:
Nativa do norte de África, abrangendo a cordilheira do Atlas em Marrocos e na Argélia; introduzida em vários países da Europa.

Presença na Universidade de Aveiro:
ESTGA

Descrição:
Árvore monoica, que pode atingir 50 m de altura, de folhagem persistente. Copa cónica tornando-se algo irregular e pouco densa, com as ramificações formando pisos. Tronco direito, por vezes curvado no ápice, de casca acinzentada, que com a idade fica mais escura, acastanhada e gretada, fendendo em placas grandes. Folhas aciculares, rígidas, algo arqueadas, com 1-3 cm de comprimento, verdes ou glaucas, de secção triangular ou quadrangular. Estão dispostas maioritariamente em curtos raminhos laterais (braquiblastos), formando fascículos de 20 a 40 folhas. Surgem também solitárias nos ramos longos (macroblastos) recém-formados.
Cones masculinos surgem solitários, erguidos no centro das rosetas de folhas, nos ramos inferiores, cilíndricos, com 3-5 cm de comprimento, inicialmente amarelo-esverdeados, tornando-se depois castanhos. Cones femininos surgem também solitários, erguidos no centro das rosetas das folhas, mas geralmente nos ramos superiores; a pinha madura é ovado-cilíndrica ou em forma de barril, com 5-8 cm por 3-5 cm, ápice achatado ou umbilicado com uma protuberância central, inicialmente verde-azulada, tornando-se castanha na maturação. Liberta sementes castanhas e aladas, com até cerca de 2,5 cm de comprimento.

Floração:
setembro-outubro

Frutificação:
maturação ao longo de 2 anos

Habitat e ecologia:
Cresce nas regiões montanhosas do Atlas, até cerca de 2200 m de altitude, em bosques puros, ou mistos com outras coníferas ou folhosas. Surge em locais sem sombra, com solos ligeiramente calcários, e onde geralmente ocorre queda de neve. Após estar estabelecida, suporta a seca e a poluição atmosférica, mas não a exposição marítima. Existem várias cultivares, sendo particularmente conhecido e plantado ‘Glauca’, que tem folhas verde-esbranquiçadas a glaucas. Há ainda ‘Pendula’, com ramos pendentes, e ‘Glauca Pendula’, com ramos pendentes e folhas glaucas.

Usos:
Plantada no sul da Europa como espécie ornamental em jardins urbanos, nomeadamente cultivares selecionadas para esse fim. É também cultivada pela sua madeira aromática, durável e de boa qualidade, sendo apreciada na construção e na marcenaria. O óleo essencial tem propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas, expetorantes, adstringentes, podendo ser utilizado no tratamento de problemas de pele e do sistema respiratório. O óleo essencial pode ainda ter aplicações na perfumaria.

Observações:
É frequente ocorrer hibridação em viveiros entre as espécies Cedrus atlantica, Cedrus deodara e Cedrus libani, o que pode dificultar a identificação das diversas variedades de cultivo.