• Floração
    Floração
Floração
Floração
Floração

Plantas
ÁrvoresAcacia melanoxylon R.Br. (invasora)


Nome vulgar:
acácia-austrália

Outros nomes:
austrália; acácia-negra; acácia-negra-da-austrália; Australian blackwood; black wattle

Família:
Fabaceae

Origem e distribuição:
Nativa no sudeste e este da Austrália e na Tasmânia; introduzida noutros continentes, invasora em Portugal continental.

Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago, ESAN

Descrição:
Arbusto grande ou árvore de folhagem persistente, com 10-20 m de altura, sem espinhos. Copa densa, arredondada a cónica, tronco com casca muito fendida, castanho-acinzentada, escura. Folhas adultas são reduzidas, sem limbo. Os filódios são pecíolos alargados e achatados, que aparentam ser folhas e assumem as mesmas funções. Estes filódios, com 6-14 cm de comprimento e 3-5 nervuras longitudinais, são laminares, lanceolados a oblongo-lanceolados, ligeiramente curvos, com tom verde-escuro. As folhas jovens podem ser de dois tipos, reduzidas a filódios ou recompostas.
Flores reunidas, 30 a 50, em glomérulos globosos, de tom branco-creme ou amarelado. Peças do cálice e da corola soldadas em tubo, numerosos estames. Fruto é uma vagem, até 12 cm de comprimento, castanho-avermelhada na maturação, recurvada e torcida, mais ou menos contraída entre as sementes. Sementes elipsoides, castanho-escuras a pretas, rodeadas por uma estrutura rosada a alaranjada, o funículo.

Floração:
fevereiro-junho

Frutificação:
agosto-setembro

Habitat e ecologia:
Cresce em orlas de florestas e matagais, bosques ripícolas, margens de cursos de água, bermas de estradas, e outras áreas perturbadas. Espécie de crescimento rápido e com grande amplitude ecológica. É atualmente classificada como invasora em Portugal Continental, segundo o Decreto-Lei nº 92/2019 (tendo já sido listada em 1999, Decreto-Lei nº 565/99). A produção de sementes é abundante, estas mantêm-se viáveis no solo por muitos anos, e a sua germinação é estimulada pelo fogo. Além disso, não tem inimigos naturais e as árvores adultas desenvolvem muitos rebentos, mesmo longe da árvore-mãe, criando extensos e densos povoamentos monoespecíficos.

Usos:
Introduzida para fins ornamentais, para fixação de solos, nomeadamente em zonas costeiras, e como árvore de sombra. Madeira castanho-escura e dura, usada para fabricar mobiliário. A sua casca é rica em taninos, usados no processo de curtir peles. As flores podem ter aplicações em perfumaria. Podem ser obtidos corantes a partir das flores e frutos.

Referências:
https://www.invasoras.pt/pt/planta-invasora/acacia-melanoxylon