Fonte: Susanne Vogel. (3 de fevereiro de 2024). Recuperado de https://www.inaturalist.org/photos/349446188
Fonte: Susanne Vogel. (3 de fevereiro de 2024). Recuperado de https://www.inaturalist.org/photos/349446188

Animais
InsetosRhagonycha fulva (Scopoli, 1763)


Nome vulgar:
escaravelho-soldado-vermelho-comum

Outros nomes:
cantarídeo-vermelho

Família:
Cantharidae

Origem e distribuição:
Bastante comum na Europa e na Ásia Menor, tendo sido introduzido na América do Norte, e nas províncias canadianas da Columbia Britânica, Quebec e Ontário.

Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago

Serviço de ecossistema:
Polinizadores

Descrição:
Este escaravelho pode ocorrer em grandes números no campus durante o final da primavera-verão. Medindo cerca de 8 e 14 mm de comprimento, possui uma coloração vermelha e laranja e um corpo estreito. Os élitros são pubescentes, possuem uma mancha mais clara triangular na zona proximal e uma mancha preta na zona distal, sendo uma característica distintiva da espécie. A cabeça é cor de laranja com antenas castanho-escuro e longas, com o primeiro segmento laranja. Os olhos compostos assim como os palpos maxilares são escuros. As patas são laranja e os tarsos pretos, mas as garras tarsais são também laranjas. 
Esta espécie pode ser confundida com Nacerdes melanura mas pode se distinguir por possuir um pronoto com um formato arredondado e mais estreito, assim como antenas alaranjadas.

Habitat e ecologia:
Podem ser encontrados em habitats floridos como pradarias, baldios, jardins das cidades ou campos agrícolas. No verão (em especial entre julho e agosto) é comum encontrar os adultos nas flores de plantas das famílias Asteracea e Apiaceae . Não sendo uma espécie social na altura do acasalamento é possível encontrar esta espécie em grandes números a casalar. Os adultos predam maioritariamente afídeos, mas também outros visitantes florais, e consomem pólen e néctar, desempenhando um papel na polinização destas plantas. As larvas alimentam-se de caracóis, pequenos insetos e outros habitantes do solo. Possuem uma geração por ano. Após o acasalamento, as fêmeas depositam os ovos no solo, de onde eclodem as larvas castanho-escuro pouco tempo depois. As larvas vivem na base de ervas altas por onde predam caracóis, lesmas e colêmbolos. As larvas pupam no solo durante a primavera e os adultos emergem no início do verão.
Estes escaravelhos são predados por aves, aranhas, roedores e outros insetos predadores e para os evitar resultados uma deficiência defensiva, o ácido di-hidromatricário (são os únicos animais conhecidos que o fazem), o qual é segregado por glândulas localizadas no abdômen e no tórax. E anunciamos esta capacidade com sua coloração vibrante.

Ameaças:
A introdução de espécies invasoras podem afetar negativamente as espécies de plantas que os adultos desta espécie dependem, e a utilização de pesticidas em campos agrícolas podem afetar negativamente esta espécie

Estatuto de ameaça:
NE- Não avaliado

Curiosidades:
Rhagonycha deriva das palavras gregas para "garra partida". O epíteto específico fulva provém do latim para "castanho-amarelado-avermelhado", referindo-se à cor dos élitros. Uma outra curiosidade prende-se com o facto dos membros da família Cantharidae não produzirem cantaridina, uma substância química irritante que é o principal ingrediente libertada pelo escaravelho Lytta vesicatória, e para os quais existem análogos químicos que são utilizados no tratamento de verrugas.