• Floração
    Floração
Floração
Floração
Floração
Floração

Plantas
ÁrvoresCatalpa bignonioides Walter


Nome vulgar:
catalpa

Outros nomes:
catalpa-comum; árvore-das-trombetas; árvore-do-charuto; feijão-indiano; indian bean tree

Família:
Bignoniaceae

Origem e distribuição:
Nativa do sudeste dos EUA, plantada noutras partes do mundo, principalmente na Europa.

Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago

Descrição:
Árvore de folha caduca que pode atingir 15 m de altura. A copa é ampla, chegando aos 7 m de diâmetro, e muito ramificada. Tronco castanho-acinzentado, com pequenas placas e algumas fissuras; raminhos robustos, gemas castanho-alaranjadas. As folhas são simples, opostas ou verticiladas, grandes (até 22 x 25 cm) e com longo pecíolo, ovado-cordiformes, acuminadas, margem inteira, de cor verde-clara, pubescentes na página inferior. Libertam cheiro desagradável quando são esmagadas, e no outono apresentam tom amarelado, antes de caírem.
As flores crescem em panículas cónicas terminais (até 25 cm de comprimento), são brancas, machadas de amarelo e púrpura. São campanuladas, divididas em 5 lóbulos desiguais, unidos na base; emanam odor suave e agradável. Os frutos são cápsulas cilíndricas, estreitas, até 40 cm de comprimento, pendentes, que lembram vagens. Contêm sementes achatadas, aladas, com longos pelos nas extremidades.

Floração:
maio-julho

Frutificação:
setembro

Habitat e ecologia:
Crescem em zonas húmidas, como margens de rios e de lagos, em vários tipos de solo, com preferência por locais húmidos e com sol pleno, mas não tolera encharcamento. Resistente à poluição urbana. Espécie de crescimento rápido, tolera pequenas podas, mas dá-se melhor em espaços grandes e amplos.

Usos:
Plantada como espécie ornamental ou árvore de sombra. Graças ao seu sistema radicular extenso, ajuda a estabilizar os solos, nomeadamente em zonas sujeitas a erosão mais intensa. A madeira é grossa, mas não muito forte, e pode ser usada em carpintaria e marcenaria. A casca apresenta propriedades antissépticas, laxantes, sedativas, e como antídoto a picadas de cobra. Cataplasma preparado a partir das folhas é usado para tratar feridas e arranhões. As sementes são usadas no tratamento de asma e bronquite, e em preparações com outras plantas, já foi usado para tratar tosse e asma em crianças.

Observações:
Catalpa é o nome índio nativo americano (grupo Cherokee) para esta árvore, e foi inicialmente atribuído por Lineu como restritivo específico (Bignonia catalpa). Quase duas décadas mais tarde, Scopoli elevou a nome de género.