• Pormenor das flores
    Pormenor das flores
Pormenor das flores
Pormenor das flores
Pormenor das flores
Pormenor das flores

Plantas
ArbustosLantana camara L. (invasora)


Nome vulgar:
lantana

Outros nomes:
camará; cambará; lantana-espinhosa; cambará-de-cheiro ; camará-de-espinho; common lantana

Família:
Verbenaceae

Origem e distribuição:
Nativa da América Central e região tropical da América do Sul; distribuída por outras regiões do mundo.

Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago

Descrição:
Arbusto de folhagem persistente, com até 2 m de altura, muito ramificado, com ramos castanho-claros, com pequenos espinhos. As folhas são simples, opostas, ovadas a cordadas, de margem serrada, grossas, verde-escuras, revestidas com pequenos pelos ásperos, e libertam cheiro característico, semelhante à erva-cidreira (Melissa officinalis) quando esmagadas.
As flores, pequenas, sésseis e numerosas, encontram-se reunidas em capítulos corimbiformes. A corola é tubular, com 4-5 lóbulos desiguais, geralmente de cor amarela, laranja, vermelha ou rosa; tem 4 estames e ovário súpero. Os frutos são drupas carnudas, inicialmente verdes que se tornam roxo-escuros a negros na maturação.

Floração:
junho-setembro

Frutificação:
setembro

Habitat e ecologia:
Espécie muito adaptável, que ocorre em diversos tipos de habitat, tendo preferência por orlas de florestas tropicais e terrenos abandonados. Tolera solos pobres, a seca, e a exposição marítima. É classificada como invasora em Portugal, segundo o Decreto-lei nº 92/2019. Tem crescimento rápido, coloniza facilmente áreas perturbadas, e produz compostos que reduzem ou impedem a germinação e crescimento de outras espécies em redor.

Usos:
Plantada como espécie ornamental em jardins ou como planta de interior. Contém compostos tóxicos, pelo que não deve ser consumida, e em contacto com a pele também pode provocar alguma irritação. O óleo essencial das folhas mostra ter propriedades antibacterianas, fungicidas e inseticidas. As folhas têm também propriedades febrífugas, estimulantes e tónicas do sistema respiratório. Externamente, podem ser usadas em lavagem para tratar inflamações, aliviar eczema e dermatite.

Observações:
Frequentemente as flores na mesma inflorescência têm colorações diferentes: após ser polinizada a flor passa de amarela a um tom mais escuro, alaranjado ou avermelhado. Assim, as flores amarelas, que ainda têm néctar disponível, são mais atrativas para polinizadores.

Referências:
https://www.invasoras.pt/pt/planta-invasora/lantana-camara