Plantas
Árvores → Fraxinus angustifolia Vahl
Nome vulgar:
freixo
Outros nomes:
freixo-comum; freixo-de-folhas-estreitas; freixo-da-terra; narrow-leafed ash
Família:
Oleaceae
Origem e distribuição:
Nativo da Região Mediterrânica (inclui sul da Europa, norte de África e Ásia ocidental); é espontâneo em Portugal.
Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago, ESAN, ESTGA
Descrição:
Árvore de folhagem caduca, que cresce até cerca de 20 m de altura, podendo mesmo alcançar 30 m em condições propícias. Copa oval a arredondada, tronco curto, de casca acinzentada, lisa em jovem, tornando-se reticulado-fendida com a idade. Gomos com cor castanho-escura a castanho-avermelhada. As folhas são opostas, compostas, geralmente com 5-13 folíolos cada, linear-lanceolados, pontiagudos, subsésseis, e com margem serrilhada, geralmente com tantos dentes quantas nervuras secundárias. Verde-brilhantes na página superior, geralmente glabras na página inferior; pecíolo e ráquis glabros. Nos exemplares jovens, os folíolos são mais pequenos, ovados a obovados, e em maior número. As folhas primordiais são simples.
As flores hermafroditas surgem antes das folhas, dispostas em ramalhetes opostos. São nuas (não têm pétalas nem sépalas, que são os órgãos de proteção), possuem 2-3 estames, e um pistilo ovoide. Os frutos são sâmaras com uma asa oblongo-lanceolada, que facilita a disseminação. São glabras e amareladas, castanhas na maturação.
Floração:
março-maio
Frutificação:
setembro
Habitat e ecologia:
Cresce nas margens de cursos de água, vales inundáveis e matas caducifólias sombrias, até 1700 m de altitude. É indiferente ao pH, mas necessita de sol e humidade abundantes. Tolera a poluição atmosférica e ventos fortes, mas não a exposição marítima. Aparece frequentemente isolada ou em pequenos grupos, nunca em grandes formações. A polinização das flores ocorre principalmente através do vento.
Usos:
Plantada em parques e jardins, como ornamental, especialmente junto a cursos de água ou lagos. A madeira é dura e pesada, de cor clara. Utiliza-se como revestimento de interiores e no fabrico de móveis. Devido à sua grande consistência, é ideal para o fabrico de cabos de ferramentas. Espécie usada também na formação de sebes de separação entre campos agrícolas, podendo a sua folhagem constituir alimento para o gado.
Observações:
O nome comum, freixo, provém do nome do género,
Fraxinus, que tem origem provável na palavra grega
phraxis. Esta significa separação, fazendo alusão à facilidade com que se racha a sua madeira ou ao facto de esta espécie ser usada como sebe na separação de terrenos. O restritivo específico
angustifolia significa folha estreita, possivelmente aludindo aos folíolos estreitos, linear-lanceolados.