Nome vulgar:
ginkgo
Outros nomes:
ginco; árvore-das-40-moedas; maidenhair tree
Família:
Ginkgoaceae
Origem e distribuição:
Originária do sudeste da China, onde se conhecem raros exemplares no estado selvagem. É plantada um pouco por todo o mundo, em regiões temperadas.
Presença na Universidade de Aveiro:
campus Santiago
Descrição:
Árvore dioica de folha caduca, que pode alcançar os 35 m de altura e viver mais de 1000 anos. Tem uma copa irregular, com tendência cónica ou piramidal. O tronco é direito, robusto, de casca pouco espessa, castanho-acizentada, e com fissuras largas. As folhas são simples, com disposição alterna, flabeliformes, com o bordo superior ondulado e um corte a dividir em dois lóbulos (daí o nome biloba). São glabras, com um longo pedúnculo e cor verde-claro, tornando-se amareladas antes de caírem. As plantas masculinas produzem amentilhos cónicos compactos, amarelados, agrupados até 6 na extremidade de braquiblastos. Nas plantas femininas são produzidos óvulos, que surgem isolados ou em pares. O falso fruto, semelhante a uma drupa, trata-se de uma semente coberta por uma polpa carnuda. É esférico ou ovóide, até 3 cm, liso, glauco, amarelo-acastanhado após maturação, quando começa a produzir odor desagradável devido à presença de ácido butírico. A semente é ovalada e aguda nas extremidades.
Floração:
março-abril
Frutificação:
falso fruto surge em setembro-outubro
Habitat e ecologia:
Florestas temperadas de folha caduca, junto a margens de rios e em encostas montanhosas. É uma espécie de crescimento lento, com raízes profundas.
Usos:
É plantada como planta ornamental. No Japão e na China, a madeira de boa qualidade, leve, esbranquiçada e de granulação fina é usada para fabricar tabuleiros de xadrez e jogos. É muito conhecida pelas numerosas aplicações medicinais. As sementes têm propriedades expetorantes, vermífugas e sedativas. Está comprovado que o extrato de folhas de ginkgo melhora a função cognitiva, memória e circulação sanguínea, e aumenta a resistência do corpo contra diversas doenças. Os frutos contêm compostos bactericidas e fungicidas. Infusão das folhas é usada para tratar problemas respiratórios, como bronquite, asma, tosse e rouquidão.
Observações:
Único representante vivo da família Ginkgoaceae, sendo considerado um “fóssil vivo”. Foi importante durante a Era Mesozóica, dominando a vegetação durante grande parte do Jurássico e Cretáceo. Espécie conhecida por ter resistido à bomba atómica lançada sobre Hiroshima em 1945.